sábado, 11 de fevereiro de 2012

Quem é a Exceção ?

      A fotografia é de 1936 e retrata uma multidão reunida em Hamburgo durante o lançamento de uma embarcação naval alemã nazi que todos saudaram menos um que, pelo contrário, cruzou os braços, numa atitude extremamente corajosa, na altura, pois podia morrer por isso.
      O indivíduo passou despercebido durante muitos anos até que a filha o identificou e disse chamar-se August Landmesser, um digno trabalhador do estaleiro de Hamburgo que, pese embora a sua atitude solitária, não deixou de a marcar na ocasião e para todo o sempre. Hoje, passados mais de 75 anos, admiramos a sua integridade nesse tão simples mas corajoso gesto.
      Mas há mais: sabe-se agora que August era alemão e pertenceu ao partido Nazi mas como casou com uma mulher judia, foi imediatamente expulso do partido e imediatamente preso, por “desonrar a raça”, sendo apenas libertado para ser enviado para a frente de batalha nazi, onde veio a ser morto.
      Deixou duas filhas, Ingrid e Irene, e uma mulher que também foi presa pela polícia do regime, a Gestapo. As filhas foram separadas: Ingrid foi deixada ao cuidado da avó materna, enquanto Irene foi entregue a uma família de acolhimento.
      Esta história da família Landmesser foi contada pela filha Irene num livro publicado em 1996 e acaba de ser recuperada e divulgada ao público da era digital por via de um blogue japonês que, com o auxílio rápido das redes sociais, já fez com que esta foto, no Facebook fosse partilhada cerca de 26 mil vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário