quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Um Golpe Militar

      Otelo Saraiva de Carvalho, um dos capitães do golpe militar que derrubou a ditadura em Abril de 1974, afirma, a propósito da manifestação que os militares pretendem levar a cabo, que "Para mim, a manifestação dos militares deve ser, ultrapassados os limites, fazer uma operação militar e derrubar o Governo. Não gosto de militares fardados a manifestarem-se na rua. Os militares têm um poder e uma força e não é em manifestações coletivas que devem pedir e exigir coisas."
      Disse ainda que hoje, Portugal está "a atingir o limite" e que acredita que há condições para os militares tomarem o poder, afirmando que "bastam 800 homens".
      Em comparação com o golpe de 1974, do qual se afirma ser um "orgulhoso protagonista", Otelo considera que um próximo golpe militar seria até mais fácil, pois hoje "há menos quartéis, logo menos hipóteses de existirem inimigos" da revolução.
      Questionado sobre a real possibilidade dos militares tomarem o poder, como há 37 anos, Otelo responde perentório: "Não tenho dúvida nenhuma que sim. Os militares têm sempre essa capacidade, porque têm armas. É o último bastião do poder instituído."
      O estratega do golpe do 25 de Abril fez ainda uma análise crítica dos últimos 37 anos: "Se eu adivinhasse que o país ia gerar uma classe política igual à que está no poder, e que está a passar a certidão de óbito ao 25 de Abril, eu não teria assumido a responsabilidade de dar essa alvorada de esperança ao povo".
      "Estabelecemos com o povo português um compromisso muito forte que era o de criar condições para um acesso a nível cultural, social e económico de um povo que tinha vivido 48 anos debaixo de ditadura. Assumimos esse compromisso, não o cumprimos e não o estamos a cumprir porque entregámos o poder a uma classe política que, desde o 25 de Abril, tem vindo a piorar", afirmou, considerando mesmo que, à medida que o tempo corre, tem-se registado "um retrocesso enorme".
      "Gozamos da liberdade de reunião, de manifestação e de expressão, mas começa a haver um caminho para trás", acrescentou.
      "A classe política, sobretudo o que podemos abstratamente chamar de direita, está a retomar subtilmente tudo aquilo que eram as suas prerrogativas antes do 25 de Abril e a passar a certidão de óbito à revolução”.

Sem comentários:

Enviar um comentário