sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A Chuva das Perseidas

      Todos os anos, por volta desta data (12 de agosto), é possível observar inúmeros meteoros. No dia de hoje, será atingido o pico máximo de intensidade, sendo visíveis até 100 meteoros por hora quando a média ronda os 60 por hora.
      Trata-se da famosa e assim chamada: “Chuva de Meteoros das Perseidas”, fenómeno assim denominado pelo seu radiante na constelação de Perseus, isto é, pela ilusão ótica que faz com que nos pareça que o fenómeno provém daquela constelação.
      Entram na nossa atmosfera pequenos pedaços rochosos, a maioria menores que uma ervilha, que se tornam luminosos devido à sua elevada velocidade (cerca de 212 mil Km/h) e o atrito na atmosfera faz aumentar a temperatura dos corpos até ficarem incandescentes. As pequenas rochas vêm na cauda do cometa “Swift-tuttle”, cuja cauda se cruza com a órbita terrreste.
      O fenómeno pode ser visto em qualquer lugar e à vista desarmada mas será sempre preferível a observação em locais sem iluminação, longe dos aglomerados urbanos. Embora depois do dia de hoje a média de impactos desça, é sempre possível ver muitos meteoros até ao final do mês de agosto.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário