quinta-feira, 2 de junho de 2011

Os Telemóveis (Celulares) São Cancerígenos?

      A Organização Mundial da Saúde (OMS/ONU) adicionou esta terça-feira o telemóvel à sua lista de cancerígenos, a par do chumbo e do clorofórmio; devido às radiações emitidas pelos aparelhos telefónicos móveis.

      Esta nova decisão vai no sentido contrário a todas as posições anteriormente tomadas pela Organização, nas quais afirmava não haver qualquer relação direta entre o uso do telemóvel e o desenvolvimento de doença oncológica.
      Esta nova postura da OMS ocorre após recomendação de um grupo de 31 cientistas de 14 países, adotando um princípio de cautela, ou seja, pese embora o risco não seja certo, verifica-se que é possível, pelo que assim ficam classificados, como “possivelmente cancerígenos”.
      A radiação emitida pelos telemóveis é comparada à de um micro-ondas de baixa potência. Segundo os especialistas, há dois momentos em que o risco pode ser maior: quando se atende uma chamada (momento em que a radiação é momentaneamente mais forte) e quando o sinal é fraco (o que leva o aparelho a realizar um esforço maior para estabelecer ligação com a antena de telecomunicações mais próxima). Já em relação ao uso de auriculares e do “bluetooth”, não existe ainda acordo sobre se estes acessórios diminuem ou aumentam potenciais riscos de saúde.
      Atualmente recomenda-se uma maior cautela na utilização dos telemóveis, designadamente, recomenda-se que não se encoste totalmente o aparelho ao ouvido e que não se use o telefone móvel durante demasiado tempo, em especial por parte de crianças. A Agência Europeia do Ambiente e várias universidades norte-americanas estão entre as organizações que há vários anos recomendam um uso limitado desta tecnologia.
      Um sítio da Internet francês especializado em tecnologia veio agora revelar uma lista com as marcas dos aparelhos mais e menos nocivos, abaixo se indicam os cinco mais seguros e os menos seguros.
      Para veres a lista completa segue o seguinte endereço:
http://www.cnetfrance.fr/produits/ondes-radiofrequence-classement-telephones-nocivite-39382838-les-principaux-mobiles_2.htm
    Os 5 modelos mais seguros:
1. Samsung Galaxy S 0,23 W/kg
2. Samsung Galaxy S 2 0,33 W/kg
3. HTC Desire S 0,35 W/kg
4. Sony Ericsson Xperia Play 0,36 W/kg
5. Samsung Nexus S 0,50 W/kg
    Os 5 modelos menos seguros:
1. Sony Ericsson X10 Mini Pro 1,61 W/kg
2. Sony Ericsson Satio 1,58 W/kg
3. BlackBerry Curve 9300 1,45 W/kg
4. BlackBerry Bold 9780 1,11 W/kg
5. Sony Ericsson Yendo 1,07 W/kg


Sem comentários:

Enviar um comentário