quarta-feira, 8 de junho de 2011

Nova Rede Social de Partilha de Bens

      Acaba de surgir nos E.U.A. uma nova e interessante rede social com o propósito de partilha de bens entre vizinhos, de forma preferencialmente gratuita ou mesmo não.
      Atualmente não conhecemos os nossos vizinhos e às vezes necessitamos de, por exemplo, uma ferramenta qualquer mas, como não conhecemos o nosso vizinho, receamos ir lá bater-lhe à porta a pedir aquilo de que momentaneamente necessitamos e somos obrigados a ir comprar, continuando a ignorar os vizinhos.
      Esta nova rede social chama-se “NeighborGoods” e pretende precisamente que a tal ferramenta que precisávamos ou qualquer outra coisa seja partilhada pelos vizinhos, de cada um conforme as suas possibilidades e para cada qual de acordo com as suas necessidades.
      Em simultâneo, e necessariamente, os vizinhos ficar-se-ão a conhecer e, também necessariamente, estabelecerão comunicação entre eles. É a rede social no amplo mundo aberto da Internet a aproximar aqueles que estão perto.
      Esta rede abre possibilidades enormes em múltiplos aspetos, pois construindo uma relação de base local, no bairro ou na zona de domicílio, cria um coletivo com um enorme potencial, muito para além do objetivo inicial de empréstimo do escadote, do um martelo ou de um simples ovo.
      A rede social tem um sistema de pesquisa que possibilita que quem procura um objeto possa saber quem é o vizinho mais próximo que tem o mesmo para empréstimo.
      Quem usa esta rede social pode restringir o acesso aos seus dados, assim como pedir uma caução pelo empréstimo dos objectos, para garantir que os mesmos sejam devolvidos e nas mesmas condições em que foram emprestados.
      Uma interessante novidade a explorar em:
      http://www.neighborgoods.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário