quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Salvar Planeta só sem Capitalismo

      Realizar-se-á amanhã (19 de novembro), pelas 17:30 horas no Auditório 3.1 da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal) uma conferência com o escritor e jornalista Hervé Kempf, segundo o qual, para salvar o planeta devemos descartar-nos do capitalismo e reconstruir uma sociedade onde a economia não seja rainha, mas uma ferramenta, onde prevaleça a cooperação sobre a concorrência e onde o bem comum seja mais importante do que o lucro, considerando ainda que o futuro não reside na tecnologia, mas num novo arranjo das relações sociais.

      A convicção e a celeridade com que exigirmos maior solidariedade humana é o que vai fazer a diferença. É esta a mensagem veiculada pelo conferencista deste acontecimento que tem o mesmo nome do seu último livro (2009): «Para Salvar o Planeta Livrem-se do Capitalismo».
      Na referida obra, o autor explica como o capitalismo se transformou ao longo dos anos de 1980 ao conseguir impor o seu modelo comportamental individualista, marginalizando as lógicas coletivas. Ora, para sair daí, torna-se forçoso desmontar o condicionamento psíquico em que aquele modelo assenta. A oligarquia no poder procura desviar a atenção do público para o desastre iminente fazendo crer que a tecnologia tudo pode fazer, inclusive evitá-lo. Esta ilusão mais não pretende que perpetuar o atual sistema de dominação.
      Como ilustram as reportagens demonstrativas realizadas pelo autor do livro, o futuro não está na tecnologia, mas antes em novas práticas no relacionamento social entre indivíduos e grupos.

Sem comentários:

Enviar um comentário