sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Rediscutindo o Anarquismo e o Sindicalismo

      No próximo dia 02-11-2010, às 16H30, há palestra com Lucien Van der Walt sob o título “Rediscutindo o anarquismo e o sindicalismo"

      A palestra realizar-se-á em São Paulo (Brasil), nas instalações do “Ay Carmela”, sitas na Rua das Carmelitas 140, próximo do metro Sé (rua paralela à Rua do Carmo, travessa da Rua Tabatinguera) (Tel. 3104.4330).
      Depois, no dia 06-11-2010, às 14H00, a mesma palestra decorrerá no Rio de Janeiro no Centro de Cultura Social, sito na Rua Torres Homem 790, Vila Isabel (Telefone: 2520-7101).
      O historiador sul-africano Lucien Van der Walt (fundador da Zabalaza Anarchist Communist Front - ZACF) estará no Brasil nos próximos dias e participará de eventos para a discussão do livro que escreveu em co-autoria com Michael Schmidt. "Black Flame: The Revolutionary Class Politics of Anarchism and Syndicalism" [A Chama Negra: a política revolucionária e classista do anarquismo e do sindicalismo], publicado pela AKPress dos EUA em 2009 e que aguarda publicação em outros idiomas.
      Considerado por muitos o melhor livro de história do anarquismo já publicado, "Black Flame" é fruto de um trabalho de 10 anos, possui uma análise global e discute anarquismo e sindicalismo no mundo todo, tanto a partir de uma análise política/sociológica, como histórica. É um dos únicos livros que baseia as suas conclusões em análises dos acontecimentos que envolveram o anarquismo e o sindicalismo em todos os cantos do mundo.
      A obra trata de diversos temas: (re)definição do que é anarquismo, a partir de uma análise histórica bastante completa e não-eurocêntrica; a discussão dos primeiros tempos com as primeiras concepções da análise social; estratégia e tática diferenciando as duas principais linhas do anarquismo, o anarquismo de massas e o anarquismo insurrecionalista; anarquismo e sindicalismo; luta armada e violência; sindicalismo duplo, reformas e debates táticos; organização política anarquista; classe, internacionalismo, género, raça e imperialismo.
      Para leitores em língua inglesa ver: http://black-flame-anarchism.blogspot.com/  
      As palestras são organizadas por:
      1 - Federação Anarquista de São Paulo (FASP)
           http://www.anarquismosp.org
      2 - Federação Anarquista do Rio de Janeiro (FARJ)
           http://www.farj.org
      Todas as ligações (links) inseridas neste artigo estão permanente colocadas na coluna dos “Sítios a Visitar”.


Sem comentários:

Enviar um comentário