Decorre já amanhã (sexta-feira), dia 25 de junho, pelas 22 horas, mais uma sessão de cinema comunitário na Casa Viva.
Será exibido o filme “Death in Gaza”, de James Miller (80'), documentário, Inglaterra, 2004, em Árabe, Inglês e Hebraico, e legendado em Português.
O documentário retrata o terror(ismo) do conflito que perdura na Faixa de Gaza, através dos olhos de algumas crianças. Foi premiado com um Emmy em 2004. A película começa em WestBank mas continua a acção em Gaza e, eventualmente, estabelece-se em Rafah. É sobre Rafah que mais se debruça e se concentra, principalmente em três crianças, Ahmed (12 anos), Mohammed (12 anos) e Najla (16 anos). O filme segue-as em diferentes aspectos das suas vidas, incluindo a vivência na vizinhança de forças militares.
James Miller, realizador e produtor deste documentário, foi morto por um soldado israelita enquanto rodavam as suas gravações, durante a noite, quando se tentavam aproximar de um APC (tanque) israelita. De forma audível e bem visível mostravam a sua neutralidade enquanto jornalistas, usando capacetes e coletes marcados "TV", acenando uma bandeira branca e caminhando lentamente em campo aberto. Segundos depois de um primeiro tiro de aviso e de mais uma vez um dos membros da equipa de rodagem reafirmar a sua neutralidade gritando "We are British journalists" (Somos jornalistas britânicos), outro tiro é disparado, atingindo mortalmente James Miller no pescoço. Isto acontece enquanto a equipa de rodagem estava a filmar a actividade militar da casa de uma das crianças em Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
A Casa Viva está na Praça Marquês de Pombal, no nº. 197, no Porto (Portugal).
Na coluna dos Sítios a Visitar estão ligações para a “Casa Viva” e para a “Rádio Casa Viva”.
A entrada é livre.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Cinema Comunitário
Etiquetas:
Cinema,
Colectivo,
Guerra,
Iniciativa,
Repressão,
Resistência
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário