quarta-feira, 7 de abril de 2010

Viver do Lixo Desperdício

      Todos os dias, toneladas de alimentos, objectos e outro "lixo" são rejeitados pelo circuito comercial por razões pouco ou nada justificáveis, exceto pelo desperdício inerente da sociedade de consumo e superprodução em que vivemos.

      Para um “freegan” (free de livre), rejeitar o capitalismo e todas as suas formas de exploração passa também por procurar e reaproveitar esses desperdícios, comuns da máquina produtiva capitalista.
      Este mês, o Cinema Comunitário na Casa Viva é sobre respigagem, reciclagem, freeganismo, skipping, dumpster diving ou simplesmente sobre lixo.
      A primeira sessão é já na próxima sexta-feira, dia 9 de Abril, e é dedicada mais ao humor, à loucura e à música, na segunda, dia 23 de Abril, passa um documentário sobre grupos que se dedicam a reciclar e distribuir comida livremente.
      Se chegares à hora de jantar podemos ainda criar e trocar receitas entre comida salva de ir parar a um aterro sanitário ou algo pior.
      9 de Abril às 22:00 horas.
      Documentário “The Collector”, de Martin Hampton, documentário de 2003/2006, francês com legendas em inglês, de 27 minutos.
      (Durante 50 anos, Chirstian coleccionou coisas que outros deitavam fora. O presidente da câmara municipal tentou proibi-lo, mas ele continuou o seu trabalho à noite, para evitar ser visto. Louco, desesperado pelo desperdício da vida moderna, trabalhou 365 dias por ano para salvar coisas que ainda acreditava serem úteis, guardando-as na sua casa ou em locais que só ele conhecia. A sua enorme colecção de frigoríficos, televisões, brinquedos, sapatos, livros, etc.., que guarda uma história dos hábitos de consumo da sua cidade, é considerada por alguns como um enorme trabalho artístico).
      Mais info sobre Christian em:
      http://fatratas.net/entrez-chez/christian-g/
       De seguida passará o documentário musical “Surfing the Waste: A Musical Documentary About Dumpster Diving”, de Paul Aflalo, de 2006, com a duração de 19 minutos, em língua inglesa.
      (Uma viagem musical com um grupo de dumpster divers nos becos de Montreal. Entre música e dança, um grupo de amigos, fala do desperdício, da alegria de reutilizar o lixo de outros e discute a filosofia de viver dos excessos da sociedade. Saltando de contentor em contentor estes jovens conseguem comida, mobiliário, roupa e divertimentos que nunca teriam se os tivessem de comprar).
      Mais info sobre o documentário em:
      http://www.surfingthewaste.com
      A Casa Viva está na Praça Marquês de Pombal, no nº. 197, no Porto.
      Na coluna dos Sítios a Visitar estão ligações para a “Casa Viva” e para a “Rádio Casa Viva”.

Sem comentários:

Enviar um comentário